O histórico ex-Microsoft diz que a moeda digital vai ajudar bastante os mais pobres, mas não apoia a Bitcoin, pelo menos não na sua forma atual.
A maior vantagem da moeda digital é que é de fácil acesso aos mais pobres que estejam em zonas onde os bancos tradicionais não têm presença. Os bancos recusam abrir balcões físicos em áreas remotas onde o volume de transações não seja rentável e a moeda digital pode ser um importante veículo de poupanças, trocas e acesso a dinheiro, explica Bill Gates, no Reddit.
A fundação de Bill e Melinda Gates quer oferecer aos mais pobres o acesso à moeda digital, disponibilizando uma boa forma de incentivar à poupança.
A fundação de Bill e Melinda Gates quer oferecer aos mais pobres o acesso à moeda digital, disponibilizando uma boa forma de incentivar à poupança.
A Bitcoin, por sua vez, apesar de ser uma «tecnologia nova e excitante», não torna o acesso bancário mais fácil por ser mais volátil e, sobretudo, anónima, defende Gates. «Os mais pobres não deviam ter uma moeda cujo valor sobe e desce bastante mais vezes, comparado com a moeda local. Em segundo lugar, se ocorrer um erro, é necessário reverter as operações e o anonimato não o permite fazer», precisa Bill Gates.
O histórico nome forte das tecnologias apoia moedas digitais locais como a M-Pesa do Quénia, que já está a ser usada para quase metade de todas as transações. Nos próximos cinco anos, Gates estima que a moeda digital se torne mais popular na Índia e em partes de África, ajudando os mais pobres.
0 comentários:
Postar um comentário