Evite ser despedido (ou nem sequer ser contratado) por causa do seu Facebook

Partilhar o que não deve nas redes sociais pode custar-lhe o seu posto de trabalho ou uma nova contratação. Por isso, deve ter em mente regras essenciais para não deitar por terra a sua reputação profissional.

O site Psychology Today explica como as diferentes formas de se comportar nas redes sociais tem vantagens e desvantagens. Nenhuma das estratégias referidas é perfeita, mas o primeiro passo para evitar problemas é analisar aquela que está a usar e verificar se é a mais adequada às suas necessidades. Desta forma, consegue minimizar o impacto sobre a sua carreira e/ou empresa.
Estratégia Aberta.


Utilizadores que partilham livremente os seus sentimentos e pontos de vista. Vantagem: Mostrar o lado profissional e pessoal, revelando ser genuíno. Desvantagem: Alguns podem respeitá-lo, mas outros poderão gostar menos de si e/ou ser relutantes em contratá-lo.
Estratégia condicionada à audiência
Utilizadores que partilham pensamentos e pontos de vista mas só para um grupo restrito (por exemplo, criam uma conta privada de Facebook ou Twitter). Vantagem: Privacidade. Desvantagem: Irritar possíveis interessados em contratá-lo por não o encontrarem nas redes sociais e não conseguirem entrar em contacto.
Estratégia baseada no conteúdo
Utilizadores que partilham apenas informação que melhora ou tenha que ver com a sua imagem profissional. Vantagem: Gestão da sua reputação. Desvantagem: Pode parecer superficial, forçado, e não vai controlar o que os outros dizem de si.
Estratégia personalizada
Utilizadores que gerem a sua audiência e conteúdo através de perfis com políticas de privacidade personalizadas (por exemplo, ter várias contas de Twitter e YouTube como muitas figuras públicas e jornalistas fazem). Vantagem: Exprimir-se com muita cautela. Desvantagem: Implica despender mais tempo.
Seja qual for a estratégia, há coisas que nunca deve publicar no Facebook.
 
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