Apple mostra apenas um smartwatch

A Apple apresentou finalmente o muito esperado Apple Watch, o primeiro smartwatch da maçã. O produto ontem apresentado por Tim Cook, o CEO da marca, não é revolucionário, mostra a visão da marca no mercado dos relógios inteligentes, e tem como novidade o seu controlo.
Apesar de ter um ecrã táctil - que por vezes pode ser difícil de utilizar - neste um caso há a opção de usar um botão rotativo que imita a habitual corda do relógio, mas permite a navegação entre aplicações, menus ou zoom, sem obstruir o ecrã.
De resto este aparelho não traz grandes novidades ao mercado. A forma é ‘aparentada’ aos novos iPhone 6, graças às arestas arredondadas. O emparelhamento deste relógio inteligente com outros produtos da marca mereceu atenção e é quase automático, disponibilizando notificações, alertas, mensagens e inclusive fazer chamadas, comunicando com o smartphone através de wifi e Bluetooth. Nota que é compatível apenas com a versão iPhone 5 ou posterior, e com a versão iOS 8.2, disponibilizada ontem. 


Entre outras funcionalidades está um acelerómetro e um sensor de batimentos cardíacos. O objectivo do relógio é fornecer informação abrangente da actividade do utilizador durante todo o dia, indicando as calorias queimadas, a actividade praticada – emitindo avisos para pausas – ou mesmo o tempo que se permanece sentado – fazendo sugestões para este se levantar da cadeira, por exemplo. Mas não só. Todas as métricas do treino efectuado, seja andar, correr ou andar de bicicleta, são disponibilizadas. 
Uma conectividade e panóplia de sensores que têm um revés: a bateria, que cinge a utilização a, citando a Apple, “18 horas, o tempo perfeito entre utilizações”.
O smartwatch Apple existe em três variantes: Watch Edition, Watch Steel e Watch Sport e em dois tamanhos, 38 e 42 milímetros. 
Na sua vertente mais luxuosa, o Watch Edition será isso mesmo, uma edição muito limitada. Com acabamento em ouro (amarelo ou rosa) de 18 quilates e um ecrã retina que recorre à safira, destina-se a um segmento premium. Estará à venda por valores que rondam os 10 000 dólares, podendo atingir os 17 000 dependendo da conjugação, e apenas em algumas lojas seleccionadas.
A segunda versão é o Watch Steel, que como o nome indica recorre ao aço inoxidável. O ecrã é também de safira e tem disponível diferentes opções de bracelete, desde couro, aço ou uma versão desportiva em borracha. Nesta versão, a robustez tem um valor aproximado de 549 dólares.
Por último a versão Sport, em alumínio. Possui ecrã de retina protegido por vidro reforçado ION-X e conta com cinco diferentes braceletes coloridas. É o mais leve da gama e terá um preço a rondar os 349 dólares.
Pode ser encomendado a partir de 10 de Abril, mas apenas em nove países, com a Europa a ser representada pela Alemanha e França. Resta esperar que chegue a Portugal.
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