E-commerce e Copa do Mundo: expectativas X resultados

111--destacada
É inegável que a Copa do Mundo gerou muita expectativa sobre as vendas no e-commerce. Desde o início do ano, as especulações sobre as oportunidades que a Copa poderia trazer ao mercado do varejo eletrônico foram crescendo proporcionalmente à chegada do evento. Mas, agora que chegamos ao final da Copa, qual é o balanço real das vendas para as lojas virtuais?


A verdade é que a incerteza era predominante no mercado: uns acreditavam que só haveria benefícios nas vendas e que a quantidade de pessoas que a Copa iria movimentar bastaria para aquecer a economia e a sede de comprar dos consumidores; já outra grande vertente era mais discreta, apostando no aumento do interesse em artigos esportivos, eletrônicos e souvenirs, e apontando para uma possível queda do faturamento para aqueles segmentos que não tinham relação direta com o esporte ou o turismo. Fazendo uma análise agora, ao final da Copa, podemos afirmar que os segundos estavam mais certos.
Avaliando nichos com menor ou nenhuma relação com esporte, nota-se que houve um decréscimo significativo no interesse das buscas com a chegada do evento. Abaixo listamos a palavra-chave “impressora” (Figura 1), do nicho de informática, que obteve queda nas procuras a partir da abertura da Copa no dia 12 de junho e se manteve em baixa durante os jogos. No entanto, já é possível perceber uma tendência para o aumento das buscas no início do mês de julho, revelando o caráter pontual da diminuição.
Comprar

0 comentários:

Postar um comentário